Olivetti Lettera 32

Essa será uma pagina inteiramente dedicada a um modelo de máquina de escrever em específico, a Olivetti Lettera 32. Escolhi este modelo não por acaso mas sim pelo fato de eu ter uma desta em casa e assim ter mais contato e conhecimento da mesma para compartilhar.
Foto: Divulgação/Internet
Algumas fotos da internet da Olivetti Lettera 32 de cor azul

Foto: Divulgação/Internet
Falando mais especificamente desta máquina, podemos dizer que se trata de uma máquina de escrever portátil, por mais que tenha mais de 5Kg, de composição bem simples e que de modo geral atende a qualquer estudante ou escritor menos exigente. Imagino que o público alvo era esse mesmo, as pessoas que precisavam de uma máquina funcional, prática e portátil que nos leva a pensar que seria ideal também para qualquer lar que quisesse ter uma máquina de escrever ao seu alcance.

Certamente não era recomendada nem usada por profissionais do ramo da datilografia por ser de certa forma mais simples, com menos carácteres disponíveis em seu teclado e pela certa "leveza" que pude comprovar que provoca certa instabilidade da máquina na mesa, mas nada que venha a atrapalhar uma boa escrita ao "usuário padrão".

O manuseio da mesma é bem simples e com pouco contato já estamos familiarizados a seu funcionamento. Seu tamanho reduzido é excelente para ter em casa no escritório ou mesmo no quarto além de não ser muito ruidosa.

A folha padrão para essa máquina seria a A4, mas os tamanhos podem variar tento no máximo 25,0 cm de largura pois este é o tamanho máximo que o carrinho dela permite lembrando que a as margens só permitem a escrita em uma zona de no máximo 23,00 cm.
Para os marinheiros de primeira viagem ou para aqueles que estão acostumados com outros modelos e marcas de máquina de escrever o teclado pode parecer faltar algumas letras e caracteres. A verdade é que realmente falta, mas algumas podem ser feitas de uma maneira diferente, vamos lá: 
  • Não tem o número 1 (um), mas você pode usar o a letra L minúscula (l);
  • Não existe também o 0 (zero), mas você utiliza em seu lugar a letra O maiúscula;
  • O ponto de exclamação ! é feito apertando o ponto fina (.) e  voltando para ele e apertando o apóstrofo ('). Não vai ficar perfeito como o ponto de exclamação do computador mas vai resolver; 

Fotos da parte de baixo sem a tampa 


Foto: Divulgação/Internet
Essa imagem de cima mostra a máquina sem a tampa superior e me lembra de outra coisa essencial: a fita. Sim, sem a fita é impossível vir a escrever com a máquina. Esta utiliza uma fita de nylon ainda bem comum no mercado que pode ser facilmente encontrada até os dias de hoje com dimensões do carretel: 
Foto: Divulgação/Internet

Para a troca da fita basta apenas abrir a tampa superior e retirar as porcas recartilhadas que prendem os dois carreteis e retirando-os também. Lembrando que quando você compra uma fita nova só vem um único carretel, assim que você deve guardar um carretel vazio para que ele comece a enrolar a fita nova.


Já a fita em si tem na faixa de 13mm de largura e o comprimento variável conforme venda a empresa, mas geralmente com 8 ou 9 metros que segundo a Olivetti permitia escrever até 540.00 carácteres.



Desses três modelos de fitas que consegui comprar nos últimos anos, sei que apenas a marca IBRAFITAS® ainda estava produzindo novas fitas, as demais encontramos apenas o que restou de velhos estoques. Assim que a dica que quando encontrar fitas a venda compre uma boa quantidade para que lhe seja útil por muitos anos.

Uma outra dica é guardar suas fitas de reservas protegidas do sol e se possível em um recipiente que proteja do clima seco, evitando que elas se ressequem.


Lembrando que uma fita nova lhe permite escrever por muito e muito tempo. Se você está começando agora ou ainda não percebeu esse detalhe, vou deixar claro que a máquina de escrever funciona assim em relação a fita: ela faz com que a fita passe de um carretel a outro enquanto as letras "batem" sobre a fita, assim vai esvaziando um carretel e enchendo o outro. Quando o carretel fica cheio, automaticamente a máquina inverte o sistema e passa a encher o carretel que está vazio fazendo assim que a fita fique indo de um lado a outro, permitindo também que você utilize a mesma fita várias vezes até que ela realmente esteja sem tinta.

Se você estiver utilizando uma fita de apenas uma cor, o que você pode fazer é alterar a chave da máquina para utilizar a parte de baixo da fita (como se fosse a cor vermelha da fita de dupla coloração) que vai estar nova por não ter sido utilizada.

Essa é a chave que você escolhe em três posições: A superior (para utilizar a parte superior da fita que em geral é preta); A central (para não utilizar a fita); E a inferior (para utilizar a parte inferior da fita que em geral é vermelha)

Caso você como eu não goste de acionar essa chave, você pode simplemente virar os carreteis de cabeça pra baixo utilizando assim a outra faixa da fica que até então estava em desuso.



Abaixo uma tabela com as principais informações deste modelo
Depois de muitas buscas pelo vasto universo da internet consegui encontrar o manual da Lettera 32 porém este se encontra em inglês, mas já é um começo. Logo achei o mesmo em espanhol. Confira:





Caso você tenha um modelo deste com manual em casa, sua contribuição seria muito bem vinda para enriquecer essa página!

Propaganda antiga da Olivetti Lettera 32

Se você também é um amante por máquinas de escrever antigas e possúi algum modelo ou quer falar sobre o assunto, deixe o seu comentário abaixo ou envie um e-mail para:

26 comentários:

  1. espero a mkinha chegar pelo correio, ansiosa, e por coincidência achei no lixo uma há dois dias, poderei usar p repor peças ou decoração entao logo terei duas ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal! Espero que você goste muito! Uso sempre esse modelo e acho muito prática e bem funcional!
      Depois conte mais experiencias suas por aqui! Abraços!

      Excluir
    2. Boa noite, amigo
      Você não teria o braço do carro da Letera 32 pra me doar ou até vender? A minha veio sem bracinho. Aguardo resposta por aqui ou pelo email: joaodossantos18@yahoo.com.br.
      Um abraço
      João

      Excluir
    3. Olá e boa tarde João. Infelizmente é bem raro encontrar algumas peças para nossas máquinas. O que eu recomendo é você comprar uma outra máquina e retirar as peças. Tem algumas no Mercado livre até por algo em torno de R$60,00 que compensaria comprar para tirar peças. Abraços e boa sorte. Depois nos diga o que você achou.

      Excluir
  2. Nossa, eu tenho uma dessas,fez parte da minha infância e talvez tenha contribuido para eu gostar tanto de escrever e ser hoje jornalista. Porém ela esta estragada. Gostaria mt de recuperá-la. Alguém sabe me dizer lugares que arrumem? Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Acabei de comprar a minha e não sei onde encontrar a fita em lojas físicas. Vc teria alguma indicação? meu email para contato ana.fermino@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Essas máquinas são sensacionais. Chego a restaurar umas 3 dessas por semana, muitas vezes tenho que fazer as peças que estão faltando.
    Ana Cláudia, quanto a fita, eu tenho. Custa 23 reais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Marcos! Você é da onde? Gostaria muito de reformar a minha, ela tem um valor sentimental (ganhei do meu pai quando era menor), mas está com a pintura descascando :(

      Excluir
  5. Eu tenho uma que do meu pai ficou para mim!

    ResponderExcluir
  6. Fiz uma limpeza na minha e lubrifiquei ela toda com óleo anticorrosivo. Ela esta funcionando bem, só não está parando nas tabulações. Tinha um elástico na parte de baixo que estragou e não sei qual era a sua utilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá e boa tarde! Que bom que está restaurando a sua Olivetti! Se quiser ajuda, manda mais informações e algumas fotos para nosso e-mail de contato: mundoantigoecia@gmail.com

      Excluir
  7. Olá Túlio!
    Adquiri uma maquina de datilografia portátil Hermes Baby e descobri que seu modelo é da década de 30. Ela é linda, verde, toda em metal e funciona perfeitamente, ainda possui a fita original com tinta. Não encontrei muita informação sobre esse modelo. Estou interessada em mais informações sobre ela e também saber qual a média de preço de máquinas desse ano. Você teria alguma informação? Se tiver disponível para bater um papo, deixo meu email para contato: moraes.clara@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Estou desde sexta feira 17/02/2017, com um blog onde passei a transcrever minhas anotações e registros desde quando era estudante de magistério em Sorocaba (1967) e alguns desses meus textos foram escritos datilografados utilizando uma Olivette Lettera 32 de cor laranja. Fui pesquisar então para me lembrar em que época foi adquirida, porque ela continua sobre a bancada de minha estante, mas não a uso faz muito tempo, embroa se encontre em perfeitas condições. Meu marido diz que foi quando já estávamos casados(década de 70)então achei o seu blog para saber a época da fabricação dessas máquinas. Muito boa essa sua ideia de escrever sobre Esse "mundo antigo" e obrigada por me ajudar a pelo menos identificar com certa proximidade a idade da minha. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá e bom dia Regina! Fico feliz em ter ajudado! Obrigado pelo comentário e pela visita! Abraços!

      Excluir
  9. Olá preciso de uma foto da máquina sem o tampão de baixo, pois uma linha arrebentou e a máquina não dá o espaçamento pra letra seguinte. Poderia me enviar uma foto? Quero recolocar a linha pois não sei onde vai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já atualizei a página com fotos da parte de baixo da máquina sem o tampão! Obrigado pelo comentário e pela visita ao blog!

      Excluir
  10. Olá meu nome é Izaias Ferreira e eu tenho uma Olivetti Lettera 32 mas infelizmente está emperrada pois a algo nos trilhos da máquina que a esta travando, gostaria de saber como posso consertar, já que parece impossível remover oque a esta emperrando, tenho medo de desmontar e não conseguir monta-la novamente...

    ResponderExcluir
  11. Olá e boa noite Izaias! Primeiramente obrigado pela visita ao blog e pelo seu comentário. Tem grande chances de na verdade em vez de emperrada só esteja travada. Isso porque as máquinas tem uma pequena alavanca que prende o "carro" no trilho. Se voc~e olhar a primeira foto dessa página, verá que tem uma pequena alavanca do lado direito bem pertinho dos trilhos: levante essa alavanca e o carro fica liberado! Depois diga se foi isso ou não. Aguardo resposta!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia ! tenho uma 32 muito nova e muito pouco usada, mas não sei como perdi as teclas da letras "E e L" sabe onde posso encontrar? Grato Jose Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá e bom dia José Carlos. Infelizmente é bem raro encontrar algumas peças para nossas máquinas. O que eu recomendo é você comprar uma outra máquina e retirar as peças. Tem algumas no Mercado livre até por algo em torno de R$60,00 que compensaria comprar para tirar peças. Abraços e boa sorte. Depois nos diga o que você achou.

      Excluir
  13. Bom dia ! tenho uma 32 muito nova e muito pouco usada, mas não sei como perdi as teclas da letras "E e L" sabe onde posso encontrar? Grato Jose Carlos

    ResponderExcluir
  14. Muito grato pelas informações! Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde. Tenho uma Lettera 22 que ficou guardada por muito tempo e a pintura está desbotada e com sinais de ferrugem. Alguem sabe me informar o tipo e onde comprar a tinta na cor original verde? Grato

    ResponderExcluir